13 de fevereiro de 2012

Filme - O Piano

Título original: The Piano
Lançamento: 1993 (Nova Zelândia)
Direção: Jane Campion
Atores: Holly Hunter, Harvey Keitel, Sam Neill, Anna Paquin.
Gênero: Drama




SINOPSE

Na época vitoriana, quando a Nova Zelândia estava há pouco tempo sendo colonizada, para lá se muda Ada McGrath (Holly Hunter), um mulher que quando tinha seis anos de idade resolveu parar de falar. Ela vai na companhia de sua filha, Flora (Anna Paquin). O motivo de ter ido para lá é que Ada se casou com Stewart (Sam Neill) em um casamento arranjado, já que ela nem conhecia seu noivo. Ada imediatamente antipatiza com Stewart quando ele se recusa a transportar seu amado piano. Stewart negocia o instrumento e o passa para George Baines (Harvey Keitel), um administrador da região. Atraído por Ada, Baines concorda em devolver o piano em troca de algumas lições no instrumento, que Ada daria para ele. Mas estas "aulas" se tornam encontros sexuais cada vez mais intensos, onde Baines pagava Ada com uma ou mais teclas do piano, sendo que o pagamento estava relacionado à intensidade de intimidade proporcionada. Porém, logo esta situação sai do controle, gerando trágicas conseqüências.

Minha opinião sobre o filme:

Drama fascinante onde Holly Hunter, fazendo o papel de Ada McGrath, mesmo muda, consegue nos prender em seus sentimentos com seu olhar fulminante do começo ao fim do filme. Ela consegue transmitir todos os sentimentos através do olhar de forma impactante. Confesso que o começo do filme é um tanto quanto monótono e sem grandes acontecimentos, deixando as melhores cenas para o final. Os grandes destaques sem dúvidas foram as interpretações de Holly Hunter e Anna Paquim, que ganharam os Oscars como melhor atriz e atriz coadjuvante e realmente foram merecedoras do prêmio.
O final do filme mostra cenas perturbadoras e uma das cenas mais chocantes na minha opinião é quando Stewart (Sam Neill), tomado pela ira e ciúmes pega um machado e corta o dedo de sua esposa, Ada McGrath (Holly Hunter) que vive para tocar seu piano.
Vale a pena assistir!

3 comentários:

  1. interessante hein, vou assistir (:

    ResponderExcluir
  2. Legal! Mas tinha que contar o final?!

    ResponderExcluir
  3. Oi Jefferson Silva, obrigada pelo comentário. Fernando, obrigada também, e desculpe, mas eu não aguentei a empolgação! hahaha :D

    ResponderExcluir